Formação online do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: Igreja e mídia e Igreja e mídias digitais

Por Priscila dos Santos/PASCOM Brumado


Postado em 27/08/2021


Formação online do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: Igreja e mídia e Igreja e mídias digitais

Em 25 de agosto de 2021, às 19h30, aconteceu por meio do canal do youtube da Pastoral da Comunicação, da Diocese de Caetité-BA, a formação online do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil com o enfoque nos Capítulos VI: A igreja e a mídia e VII: Igreja e mídias digitais. O momento foi mediado por Osmarlene Moura, membro da PASCOM da Paróquia Bom Jesus de Brumado-BA, e com a explanação de Mirrail Menezes, coordenador da PASCOM no Regional NE 3, graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade do Estado da Bahia, Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Salvador e é pós-graduando em Filosofia.

Ao iniciar, Mirrail referiu-se ao “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” como livro base para todo o comunicador católico e, enquanto Pastoral da Comunicação, algumas qualidades foram evidenciadas: prudência, clareza e capacidade de síntese, destacou a respeito do capítulo VI, “A igreja e a mídia”.

Em seguida, propôs alguns questionamentos: a gente valoriza a cultura do popular? Como está a nossa comunicação? E nesse tempo de pandemia? Há preocupação em estudar a palavra de Deus? Faz-se necessário pensar em nosso conteúdo para atingir os diversos contextos sociais. Hoje em dia, através dos meios de comunicação ocorre a evangelização, porém é propício dizer que não se restringe apenas às redes sociais. Ele citou também a pintura, o teatro, os jornais, as revistas, os livros, o cinema (com conteúdos cristãos, que cultivem o bem), a rádio e a televisão, em especial as emissoras católicas.

Na abordagem do capítulo VII, “Igreja e mídias digitais”, Mirrail questionou quais os desafios enfrentados no cotidiano e mencionou as mídias digitais como caminhos para o encontro e também o diálogo. Desse modo, ao fazer memória de uma fala do papa emérito Bento XVI, o coordenador do Regional NE 3, falou da importância em utilizar de maneira sábia as redes sociais, pois elas podem contribuir para fomentar a fraternidade e satisfazer o desejo de unidade.

Também foram discutidas: a dificuldade que o mundo tem em escutar o outro e o cuidado com as bolhas digitais. Para melhorar o nosso posicionamento nesse contexto, enquanto cristãos católicos, deve-se entender a característica plural da sociedade e, antes de falar, aprender a escutar. Além disso, tendo responsabilidade enquanto cristão, é necessário se perguntar: estamos semeando a verdade, a justiça e a misericórdia? Ou só há propagação da vaidade e divisão? Indagou Mirrail.

Após tais colocações, para finalizar o documento, falou das dificuldades na caminhada do comunicador, em especial neste tempo de pandemia da Covid-19. Lembrou desse contexto, da permanência da modalidade híbrida em nossas vidas e fez uma ressalva: devemos utilizar o presencial e o digital para contribuir com o crescimento enquanto pessoa. Depois Mirrail Menezes respondeu aos questionamentos realizados pelos participantes da live, agradeceu a oportunidade de diálogo e encerrou o momento.