Festa do Bom Jesus 2020 reúne fiéis na igreja doméstica

Por Osmarlene Moura/PASCOM Brumado


Postado em 08/08/2020


Festa do Bom Jesus 2020 reúne fiéis na igreja doméstica

Foto: Diego Vieira/PASCOM Brumado

No dia 06 de agosto de 2020, a Paróquia Bom Jesus, de Brumado, comemorou a festa de seu padroeiro, Nosso Senhor Bom Jesus. 

A festa teve como tema: “No cuidado à casa comum, vivemos a partilha e formamos nova comunidade” e esse ano foi realizado o tríduo em preparação à grande festa e a cada noite um tema foi refletido pelas comunidades, lembrando que o dízimo é partilha, que a nossa espiritualidade e educação ambiental é responsabilidade do cristão e com isso formamos outras comunidades. 

O dia da grande festa iniciou com a alvorada festiva e depois a oração do Ofício Divino, logo depois a imagem do Bom Jesus visitou as comunidades pertencentes à paróquia, e com muita alegria os fiéis saudaram a imagem num gesto de fé e devoção, expressa em pequenos altares nas portas de suas casas. E durante todo o dia, das 8 às 17h, houve a distribuição da comunhão eucarística pelos ministros em todas as comunidades das duas paróquias. Ao meio dia, a oração do Ângelus foi realizada pelas famílias em seus lares, transmitida pela Rádio Nova Vida FM. 

Culminando os festejos, às 18h, houve a celebração da Santa Missa pelo pároco Pe. Cleonídio Alves e concelebrada pelo Pe. Sandro Lima, um momento de muita alegria onde os fiéis participaram da transmissão através das redes sociais das paróquias, em suas casas, fortalecendo a igreja doméstica e criando laços de fé entre as famílias.

Em sua homilia, Padre Cléo enfatizou sobre o fato de estarmos vivendo em isolamento devido a pandemia da covid-19: “Fica um pouco de tristeza por não termos a comunidade inteira reunida celebrando, mas para cuidar uns dos outros, cuidar da vida, da saúde, nós preferimos celebrar dessa forma. De casa estamos unidos, formando comunhão, que é a igreja doméstica. A temática da festa que reflete sobre a vida em comunidade, a doação que é o dízimo, a partilha, também do cuidado com o meio ambiente, espaço que Deus criou e pediu para que pudéssemos cuidar dele, pois  quem ama a Deus, ama aquilo que Ele criou para nós”. 

Finalizou dizendo para vivermos aquilo que Deus transmitiu para nós em seu evangelho, pois Ele quer algo mais de nós, que sejamos fiéis, que saibamos escutar e vivenciar a voz  de Jesus.