Encerramento do ano dedicado a São José e envio dos seminaristas do Propedêutico da Diocese de Caetité-BA

Por Priscila dos Santos/PASCOM Brumado


Postado em 23/12/2021


Encerramento do ano dedicado a São José e envio dos seminaristas do Propedêutico da Diocese de Caetité-BA

Foto: Ludimila Pinheiro/Pascom Brumado

Dia 19 de dezembro de 2021, 4º Domingo do Advento, às 9h, na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão de Brumado-BA, o bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, presidiu a Santa Missa de encerramento do ano Josefino e realizou o envio dos seminaristas do Propedêutico do Seminário São José, da Diocese de Caetité-BA, com sede atualmente em Brumado-BA. 

Além do bispo diocesano, estiveram presentes os padres Gilvan Pereira Rodrigues, José Rocha Costa, Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa, os seminaristas Elber e Mateus, que estão na etapa da Configuração e Ronielson, da etapa da síntese vocacional. 

Também estiveram presentes os seminaristas do propedêutico: Evangelisto Santos da Silva, Inácio de Souza Machado e Victor Jonny Teixeira Silva, da Diocese de Caetité-BA e Kalmon Dourado da Silva, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora-BA. Eles, orientados pelo pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima, realizaram ao longo do ano de 2021, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), a etapa chamada Propedêutico, considerada inicial na formação sacerdotal.

O Reverendíssimo bispo acolheu a todos os leigos presentes e aos que acompanhavam a celebração pelas redes sociais da então Paróquia, acolheu a quarta vela da coroa do Advento e recordou a proximidade do Natal. Logo após, a celebração seguiu o roteiro litúrgico do dia: Primeira Leitura (Mq 5,1-4ª); Responsório (Sl 79); Segunda Leitura (Hb 10, 5-10) e Anúncio do Evangelho (Lc 1, 39-45).

Após o Evangelho, proclamado pelo padre Gilvan, o bispo diocesano realizou a homilia. A princípio ele recordou a importância da OVM – Obras das Vocações e Ministérios, lembrou que é uma celebração de gratidão a Deus e recordou a figura de São José, Patrono da Igreja Universal.

Dom José Roberto mencionou a necessidade de não esquecermos da oração e de fazer memória do Natal do Senhor com simplicidade, pois Jesus nasceu na pequena cidade de Belém e foi posto em uma manjedoura. Ao dialogar essa imagem com o tempo atual, lembrou das pessoas que nascem nas ruas e são marginalizadas. 

O bispo citou ainda: “Deus gosta das coisas pequenas”. É necessário, portanto, recordar essa afirmação diariamente, em especial, quando observamos, muitas vezes, os nossos olhos voltados para os grandes holofotes, quando isso não é o essencial. À luz do Evangelho, o presidente da celebração enfatizou ainda a visita de Maria à sua prima Isabel e concluiu que as nossas visitas devem ser sempre missionárias.

A celebração seguiu o roteiro do dia, depois houve a entronização da imagem de São José na igreja Matriz da Paróquia. Após o momento, uma representante dos leigos, fez a leitura da mensagem de agradecimento aos seminaristas do Propedêutico. 

Também o seminarista Inácio falou, em nome dos demais, acerca da contribuição das Paróquias de Brumado-BA no processo formativo. Logo após, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, padre Sandro, manifestou gratidão a todas as pessoas que colaboraram na caminhada dos seminaristas, bem como àqueles que auxiliaram na celebração do dia e também fez a leitura da ata da presente celebração. 

Em clima de alegria, ao finalizar, todos renderam graças a Deus pela vida dos aniversariantes, visitantes e seminaristas com o canto do tradicional “parabéns”. O bispo diocesano deu a bênção final e desejou feliz Natal e um Santo Ano Novo a todos presentes.