Comunidade e Vicentinos celebram festa do seu padroeiro e Patrono São Vicente de Paulo

Por Zenilda Carvalho/PASCOM Brumado

Postado em 30/09/2020

Foto: Participantes dos festejos

A Comunidade São Vicente de Paulo e Vicentinos em Brumado – BA, celebraram entre os dias  24 a 27 de setembro o Tríduo e Festa em louvor ao seu Padroeiro e Patrono, São Vicente de Paulo. Neste ano de 2020,  refletimos o tema: “COM SÃO VICENTE, EM FAMÍLIA, REVESTIR-SE DE ESPERANÇA E CARIDADE”.

Durante o Tríduo festivo em louvor ao nosso Patrono e Padroeiro São Vicente de Paulo “Em família”, refletimos o tema: “Com São Vicente em Família, revestir-se de esperança e caridade”.  Foram dias de uma nova experiência de fé, partilha e união, onde cada fiel, em seu lar arrumou seu altar doméstico com toalhas, velas e imagem do santo de devoção. Durante os dias antecedentes ao tríduo os vicentinos realizaram  lives com a oração do terço vicentino e celebrações.

No dia festivo, os fiéis tiveram vários  momentos de reflexões; ao amanhecer alvorada festiva, Benção do Santíssimo, orações diversas e ao entardecer, condução do andor de São Vicente de Paulo pelas ruas do bairro, Sede Vicentina e em seguida para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pároco Sandro Lima.

São Vicente de Paulo, nosso padroeiro e patrono através de sua fé deixou-nos forte e contagiante exemplo de caridade cristã, inspirando na Igreja muita ação de amor aos pobres. Ele dizia: “Se considerarmos aos pobres à luz da fé, então perceberás que estão no lugar do Filho de Deus que escolheu ser pobre”.

Segundo a devota de São Vicente de Paulo e membro da comunidade São Vicente, Celina Maria de Araújo: “A festa do padroeiro da comunidade, apesar do momento em que estamos passando devido a pandemia e a falta do membro da comunidade organizador dos festejos dos anos anteriores – José Maria Silva Castro, foi uma experiência diferente; foi muito boa a Adoração ao Santíssimo Sacramento, muito proveitoso, maravilhoso, forte, íntimo com Deus e Nossa Senhora. A celebração da Santa Missa foi maravilhosa, aprofundada nos momentos de reflexão. Quando a gente dedica o momento a Deus, aprofunda as nossas orações, medita a nossa vida, colocamos um momento entre nós e Ele”, finalizou.

Padre Sandro em sua homilia destacou: “Esta deve ser nossa alegria, tornar Jesus Cristo, cada vez mais louvado, adorado e conhecido. Porém, conhecer Jesus, significa também ter a coragem de colocar os pés, mas também os olhos no chão da nossa vida para ver e caminhar de acordo com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje celebramos o 26° Domingo Comum. O Senhor continua a nos interpelar nesta necessidade de conversão, para essa necessidade de mudança constante de vida. Também dentro desta liturgia, nós temos a alegria de celebrar São Vicente, homem que soube oferecer a Cristo, através dos sacramentos, mas colocou também seu dia-a-dia na sua prática, na sua vivência, a experiência mais profunda de Nosso Senhor, mas também nas pessoas, irmãos e irmãs.”

Que no próximo ano possamos estar reunidos para juntos celebrar com fé e devoção a festa do nosso santo padroeiro.