Comunidade católica celebra o mês das vocações

Postado em 15/08/2020

Comunidade católica celebra o mês das vocações

Foto: Comunidade Nossa Senhora das Graças

Durante todo o mês de agosto, a igreja celebra o mês das vocações. Esse tempo é dedicado à oração e reflexão das vocações voltadas ao ministério ordenado, à vida em família por meio do sacramento do matrimônio, à vida consagrada e aos leigos (as) que exercem diversos serviços na comunidade.

O primeiro domingo desse mês, 02 de agosto, foi dedicado ao ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Essa vocação se dá pelo chamado e escuta atenta a Jesus, o bom pastor. É Ele quem chama, capacita e envia o sacerdote para anunciar o reino celeste.  Neste dia, as nossas orações foram direcionadas a tantos homens que disseram sim ao convite de Jesus e, após uma longa jornada de estudo e discernimento, receberam o sacramento da Ordem.

Já o segundo domingo, é destinado a vocação familiar. Também foi comemorado o dia dos pais e o início da Semana Nacional da Família 2020, cujo tema foi: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15), celebrada de 9 a 15 de agosto, com a seguinte programação: dia 9, missa na matriz do Bom Jesus e Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, às 8h e às 19h30, respectivamente.

De segunda a sexta-feira, às 8h30, na Rádio Nova Vida FM, entrevista com a participação das comunidades e às 19h30 “Hora da Família” com casais da Pastoral Familiar e convidados, através do Facebook das Paróquias de Brumado. E o encerramento, no sábado, dia 15, com uma live com Pe. Cleonídio Alves, às 18 horas, transmitido ao vivo pela Rádio Nova Vida FM 87,9 e redes sociais das Paróquias de Brumado.

Já no terceiro domingo, recordamos a vida consagrada. Essa escolha feita por religiosos (as) se refere a uma negação de tudo o que é passageiro e ao pertencimento ao chamado de Deus e, de acordo ao carisma, servir aos ministérios nas comunidades católicas.

Por fim, no quarto domingo, se comemora o dia do catequista, pessoa que promove a fé católica através de encontros de preparação para os sacramentos. É nesta data em que comemora-se o dia da vocação do cristão leigo (a) na Igreja, nas diversas atuações em grupos, pastorais e movimentos de que a igreja dispõe.

Como observado, o mês de agosto, de acordo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é considerado o mês Vocacional. Esse tempo é dedicado à oração e reflexão das vocações, em especial, a primeira: à vida cristã. Todos somos chamados ao serviço do reino de Deus e é necessário ouvidos atentos à sua voz.